quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CORRUPIÃO CANTO SELVAGEM



CORRUPIÃO CANTO SELVAGEM 

O corrupião é um Passeriforme da família Icteridae. Também conhecido como concriz, joão-pinto e sofrê.

Características

Mede cerca de 23 cm de comprimento. Não apresenta dimorfismo sexual.
Trata-se de uma das aves mais lindas e de voz mais melodiosa deste continente.

Alimentação

Onívoro. O corrupião se alimenta de frutos, sementes, insetos, aranhas e outros pequenos invertebrados. Aprecia a seiva das flores e os frutos do cactus. Come também as flores do ipê-amarelo e do Mulungu, esta ultima faz com que sua plumagem fique com um tom laranjabem forte. Alimenta-se à várias alturas, com preferência para a vegetação mais baixa. Como outros membros da sua fámilia, utiliza uma interessante técnica para conseguir comida, conhecida como “espaçar”, “gape” em ingles, que consiste na inserção do seu bico fino numa fruta, folhas enroladas ou madeira podre, por exemplo, abrindo as mandíbulas, fazendo assim uma cavidade para espiar e pegar o alimento escondido
Em muitos lugares o Corrupião se tornou um grande problema em Linhares por exemplo, esta ave não existia antes neste local (apareceu bem recente). Como ele se alimenta de ovos de outras aves, muitas aves se reproduzem e ele vai lá e come os ovos. Eu já presenciei casos de Corrupiões entrando em ninhos de outras aves e comendo os ovos.

Reprodução

Atinge a maturidade sexual de 18 a 24 meses. As vezes constrói seu próprio ninho, mas costuma ocupar ninho alheio para procriar (ex.: bem-te-vi, casaca-de-couro, joão-de-barro, joão-de-pau e xexéu), enxotando os donos e jogando seus filhotes ao chão, mas não é totalmente parasita, pois choca e cria sua própria prole. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 3 ninhadas por estação. Os filhotes nascem após 14 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas