quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PAPAGAIO


Papagaio-verdadeiro

Papagaio-verdadeiro é uma ave Psittaciforme da família Psittacidae. Conhecido também como Ajuru-etê, Curau, Papagaio-comum, Papagaio-curau, Papagaio-de-fronte-azul, Papagaio-grego, Papagaio-baiano, Trombeteiro (Mato Grosso) e Louro, como aliás são chamados todos os papagaios domésticos em nosso País.
Não está classificada em nenhuma categoria de ameaça a nível global.

Características

Mede de 35 a 37 cm. de comprimento e pesa cerca de 400g. Se dintingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde, mais claro entre o ventre e o rabo. Sua voz é bem típica: “krik-kiakrik-krik-krik”, “kréo”. É conhecido por ser um bom “falador”.
A subespécie o A. a. aestiva, da Bolívia, tem mais extenso o amarelo da face e o ombro é principalmente amarelo com uma pequena parte vermelha. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea, onde se destaca um fino anel externo vermelho, os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto.

Alimentação

Alimenta-se de sementes e frutos nativos.

Reprodução

Costuma reproduzir em buracos de rochas erodidas ou em barrancos. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 2 meses. O período de reprodução é de setembro a março. Demora 5 anos pra chegar a idade adulta.

Hábitos

Habita florestas úmidas, savanas, floresta de galeria, áreas cultivadas com árvores e matas com palmeiras, até 1.600 m. Comum em casais ou bandos. Macho e fêmea voam tão juntos um do outro que o casal parece ser uma grande e fabulosa ave de quatro asas, o que se observa inclusive quando estão em bando. A melhor defesa que possui é ficar imóvel e calado. É freqüentemente “canhoto”, razão pela qual o pé esquerdo é melhor desenvolvido. Boceja ocasionalmente. Para dormir reúne-se em bandos.

Curiosidades

Devido ao ”dom da fala”, o papagaio-verdadeiro é muito procurado pelos homens, para servir de ave de estimação. Centenas deles são capturados e comercializados clandestinamente em feiras e mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas