Cigarrinha-do-norte
A cigarrinha-do-norte é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Conhecida também como cigarra-rainha, cigarra-bico-de-lacre, cigarra-papa-arroz e papa-capim-cigarra.
Características
Mede cerca de 11 cm de comprimento. O macho apresenta coloração geral cinza-ardósia, com o peito e a barriga brancos, costumam destacar-se pela berrante coloração amarelo-clara das unhas, e pela coloração e amarelo-alaranjado do bico. Destacam-se também nos machos adultos, duas riscas brancas paralelas no pescoço, em forma de “meia lua”. Os jovens são marrom-oliváceos, mais claros nas partes inferiores. As fêmeas adultas têm coloração de tom amarelado-mostarda, diferindo de S. falcirostris do SE e S do Brasil, de coloração parda. Seu canto é semelhante ao zunido de uma cigarra, porém em escala mais alta e estridente que o de S. falcirostris.
Alimentação
Granívoro.
Reprodução
Faz um ninho de paredes finas, em formato de xícara, na ponta de galhos, de preferência no alto (em torno de 8 m acima do solo). Põe 2 a 3 ovos branco-acinzentados com pontos e manchas mais escuras, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.
Hábitos
É uma espécie incomum, podendo ser mais numerosa em determinadas épocas do ano. Habita bordas de florestas úmidas, capoeiras e clareiras em regeneração, apresentando sempre alguma associação com ambientes arbóreos. Vive solitária ou em pares espalhados, raramente se juntando a outras espécies de pássaros que se alimentam de sementes. Pousa bem alto nas árvores ou em bambus. Seu canto é relativamente melodioso, sendo por isso apreciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário