quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SABIÁ DA MATA


Sabiá-da-mata

O sabiá-da-mata é um Passeriforme da família Turdidae. Também conhecido como carachué-da-capoeira (Amazônia), chapéu-de-couro, sabiá-baiano, sabiá-pardão, pardão-da-bahia, sabiá-verdadeiro e sabiá-vermelho.

Características

Mede cerca de 24 cm de comprimento. A principal característica é a cor marrom uniforme, mais avermelhada nos lados e peito. Barriga branca no centro, mesma cor da base da cauda, embaixo. O estriado da garganta é menos notável do que nas outras espécies. Bico escuro.
Não apresenta dimorfismo sexual, sendo sua diferenciação feita apenas pelo canto, que é característica dos machos. O canto dessa espécie é considerado um dos mais bonitos de toda nossa avifauna.

Alimentação

Onívoro. Sua alimentação é semelhante à do sabiá-laranjeira.

Reprodução

Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz ninho na ramagem, em galhos grossos, tocos ou troncos oblíquos cobertos de epífitas, entre gravatás e às vezes sobre barrancos. A fêmea bota de 2 a 3 ovos e tem de 2 a 4 posturas por estação. Os filhotes nascem após 13 dias de incubação.

Hábitos

Varia de incomum a localmente comum no interior e nas bordas de florestas, especialmente em áreas pantanosas e várzeas, à altura dos estratos médio e inferior. Também encontrado em plantações de cacau e clareiras adjacentes. É uma espécie raramente observada, sendo mais detectada pelo seu canto. Vive aos pares, pulando no chão ou em suas proximidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas