segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CORUJA DIABO


Mocho-diabo

O Mocho-diabo é uma coruja da família dos estrigídeos, também conhecida como coruja-diabo e mocho-do-diabo. Vive em áreas de cerrado e em florestas artificiais de pinheiros, na Amazônia, Centro-oeste, Sudeste e Sul.
Recebe esses nomes devido a sua coloração escura e pela cor vermelho brilhante dos olhos ao refletir a luz incidente, lembrando a figura de um “demônio”.
França: Hibou maitre-bois
Alemanha: Styxeule
Espanha: Búho Negruzco
Primeira descrição: Nyctalops stygius - Wagler. 1832 - Minas Gerais - Brasil

Características

Coruja de tamanho médio-grande, variando de 38 a 46 cm. Apresenta aspecto escuro com duas “orelhas” eretas, olhos apresentando íris amarela. O adulto pesa entre 591 e 675g.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos mamíferos, incluindo morcegos, e aves até o tamanho de pombos. Inclui-se também outros pequenos vertebrados e insetos.
Tem como hábito de caça a investida à presa vinda de um poleiro. Morcegos são caçados em pleno voo.

Reprodução

Durante a corte, é comum macho e fêmea vocalizarem próximos ao local do ninho. Época reprodutiva coincide com a primavera, no hemisfério sul.
Em árvores, usam ninhos de gravetos abandonados por aves de grande porte. Eventualmente nidificam no solo, em uma depressão raza. A fêmea bota geralmente dois ovos brancos, que são exclusivamente incubados por ela.
Os ninhegos são alimentados pelo casal.

Hábitos

Coruja estritamente noturna. Esconde-se durante o dia em densa folhagem ou galho de árvore coberto com epífitas, geralmente perto do tronco.
Quando alarmada, apresenta postura bastante fina e ereta, com “orelhas” (tufo de penas) eretos. Quando em posição relaxada, as “orelhas” permanecem abaixadas e não visíveis.
Bastante territorial: machos vocalizam em seu território, cantando nas copas das árvores
Habita a floresta úmida até semi-árida em áreas montanhosas, com altitudes variando de 600 até 3000 m, localmente talvez até altitudes mais altas se houver árvores presentes.
Também paisagens semi-abertas com grupos de árvores esparsos e arbustos.
Normalmente não ocorre em áreas baixas (apenas localmente).
Eventualmente pode ser avistada em áreas urbanas arborizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas