segunda-feira, 25 de novembro de 2013

JAPACANIM


Japacanim

O japacanim é uma ave passeriforme da família Donacobiidae. Também conhecido como batuquira ou assobia-cachorro (Minas Gerais).
Seu nome significa: do (grego) donax = junco, cana; e bios = habitação, morador, aquele que habita; e do (latim) ater = preto, preto fosco; e capilla, capillus = cabelo da cabeça. -Ave com cabeça preta que habita o junco.

Características

É uma ave paludícola, ou seja, está sempre associada a ambientes aquáticos. Possui a cauda longa e graduada, tendo as asas curtas e redondas. A cabeça, dorso e asas são pretas. O peito e ventre são amarelos, inclusive a íris. O bico e pernas são negros. Possui uma nódoa amarela no pescoço. Quando jovem o japacanim tem a íris parda em vez de amarela e não possui a nódoa amarela no pescoço.

Emite gritos fortíssimos e bem variados: “schrra-tschrra”. “krä-krä”, “bíäk-buík, bíä-buík”, tzä-tzä-tzä…”, “tü-tü-tü…”, “gui-gui-gui”,…

Alimentação

Alimenta-se de insetos.

Reprodução

Costuma abrir e fechar a cauda e balançá-la várias vezes, emitindo fortes gritos. Isto faz parte da cerimônia de corte do casal. Os ovos são de cor ferrugem-clara. Faz um cesto profundo enfaixado com teias de aranha, sendo afixado ao capim alto ou outras plantas a pouca altura, no brejo ou nas suas margens. O filhote nasce após 17 dias e deixa o ninho com 17-18 dias.

Hábitos

Vive em taboais, brejos, lagos, córregos e juncos onde encontra pequenos organismos para alimentar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas