Tico-tico-rei-cinza
O tico-tico-rei-cinza é um Passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como abre-fecha, maria-fita (Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba), cravina, galinho-da-serra, batalha, tico-tico-do-sertão e tico-tico-rei, primavera (Rio grande do Norte), galo-de-campinha (norte da Bahia) e sibispo. Antigamente conhecido pelo nome científicoCoryphospingus pileatus.
Características
Mede cerca de 13,5 centímetros de comprimento. A fêmea é parda-acinzentada nas partes superiores, esbranquiçada nas partes inferiores, com o peito e os lados estriados de cinzento. O macho quando excitado, abre e fecha a crista vermelha e negra.
Alimentação
É predominatemente granívoro, esmagando as sementes com o bico. Come também insetos e outros artrópodes.
Reprodução
Faz o ninho em formato de tigela, semi-esférico. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. Seu ninho é parasitado pelo vira-bosta (Molothrus bonariensis), que coloca os ovos para a fêmea do tico-tico-rei-cinza chocar.
Hábitos
Vive na caatinga, mata seca e restinga. No Mato Grosso, Goiás e oeste de Minas Gerais aproxima-se do Lanio cucullatus (Tico-tico-rei) encontrando-se com ele em certos locais e com ele hibridando-se. Anda no chão ou nos arbustos baixos, a pouca altura do solo. Na caatinga, procuram as poucas fontes de água em bandos numerosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário