Encontro
O Encontro é uma ave passeriforme da família Icteridae. Conhecido também como primavera, inhapim (Pantanal), encontro (Rio Grande do Sul), melro, merro e soldadinho (Paraná e São Paulo), pega, soldado, maria-pretinha, gorricho, guacho (algumas localidades de Goiás), rouxinol-da-amazônia e xexéu-de-banana e alguns o chamam também de xexéu-soldado.
Características
O corpo longilíneo, terminado por uma longa cauda, produz uma silhueta característica, ainda mais sublinhada pelo bico fino. Sobre as asas, no encontro (razão de um dos nomes comuns) apresenta uma área de penas diferenciadas: castanhas para subespécie valenciobuenoi(Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) ou amarelas para a subespécietibialis (no Nordeste, do Maranhão até a Bahia, e Espírito Santo e Rio de Janeiro). Além destas, existem a subespécie periporphyrus (Bonaparte, 1850) - Bolivia (Beni, Cochabamba e Santa Cruz)e Mato Grosso, sendo que o encontro é de um castanho mais forte; epyrrhopterus (Vieillot, 1819) - Bolívia, Paraguai, Sul do Brasil (Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul), Norte e nordeste da Argentina e Uruguai. A subespécie valenciobuenoi é intermediária entre tibialis e pyrrhopterus.
Alimentação
Sempre metido no meio da vegetação da copa ou das bordas, procura invertebrados, frutos e flores. Como o joão-pinto, suga o néctar das flores, abrindo-as ou enfiando o bico, às vezes a cabeça, na corola. Gosta das flores de ipê, tarumã, piúva e pombeiro, entre outras. Uma das formas de diferenciar o encontro do inhapim (Icterus cayanensis)é o comportamento mais acrobático de se alimentar.
Reprodução
Cada casal constrói seu ninho em forma de bolsa, distante dos demais. Possui um canto flautado, mas costuma imitar várias outras aves em suas longas estrofes improvisadas. Entremeia o canto das outras aves com um chamado curto e grave, próprio. Tem normalmemte 1 ninhada por estação com 3 ovos.
Hábitos
Comum nos ambientes florestados, também utiliza-se de capões de cerradão e árvores ou arbustos isolados próximos à mata. Vive solitário, aos pares e, eventualmente, em bandos, às vezes junto a bandos mistos. Nas manhãs frias, gosta de pousar em galhos expostos para tomar sol nas primeiras horas do dia. Uma característica que vem sendo constantemente observada, é que esta ave tem o costume de usar sua inteligência, quando uma ave maior que ela está se alimentando de um fruto, ele imita sons de aves predadoras para o fim de afugentar as aves e alimentar sua prole com o fruto conquistado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário