Saí-verde
A saí-verde é uma ave passeriforme da família Thraupidae. É o maior dos “saís”. Também conhecida como saí-tucano (Rio de janeiro) e tem-tem.
Características
Mede 13,5 cm de comprimento e pesa 18,5g (macho). O macho é verde-azulado com o alto e os lados da cabeça pretos e os olhos vermelhos e a fêmea é verde-opaca, com a garganta e o centro da barriga amarelados e os olhos escuros. Tem bico relativamente largo, de mandíbula amarelo-clara.
Alimentação
Alimenta-se de frutos, insetos e do néctar de flores.
Reprodução
Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz ninho em formato de uma tigela rasa bem fixada com teias de aranha a uma forquilha, entre 3 e 12 m de altura. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos brancos com pontos marrons, tendo de 2 a 3 ninhadas por estação. Os filhotes nascem após 13 dias.
Hábitos
Varia de incomum a localmente comum na copa e nas bordas de florestas úmidas de terra firme e de várzea, e em capoeiras arbóreas, visitando clareiras apenas eventualmente. Vive solitário, aos pares ou, raramente, em pequenos grupos, geralmente no alto das árvores. Participa de bandos mistos com freqüência. Espécie geralmente calada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário