Sabiá-ferreiro
O sabiá-ferreiro é uma ave passeriforme da família Turdidae Também conhecido como amola facão ferreirinho e sabiá-cinza.
Seu nome significa: do (latim) Turdus = Tordo; e do (latim) subalaris = sob as asas.
Características
Mede cerca de 21 centímetros. Este sabiá é muito mais ouvido do que visto. Voz: chamado tsêk; canto de timbre metálico; grito metálico alto e freqüentemente repetido, que soa variadamente com uma martelada na bigorna, um guinchado de dobradiça velha ou como um sino não ressoante.
Possui o lado superior cinzento oliváceo e a cabeça anegrada; a garganta branca, densamente rajada com riscas quase negras. O peito cinzento, barriga branca. A fêmea parda, parecida com a de Turdus amaurochalinus (sabiá-poca).
Alimentação
Hábitos alimentares: frutos e pequenos artrópodes.
Reprodução
O ninho é construído grosseiramente com gravetos secos, grama e algodão, em forma de tijela raza sobre árvores ou arbustos e em certos locais sobre os grandes ninhos abandonados de outros pássaros. O centro do ninho é forrado com material macio. Os ovos são verde-azulados com manchas cor de ferrugem. A fêmea põe de 3 a 4 ovos e, às vezes, choca ovos de outros pássaros. O casal é auxiliado por um terceiro ou quarto indivíduo do bando, que talvez sejam crias de anos anteriores que ajudam na alimentação e proteção. Repelem os outros pássaros das proximidades do ninho. Os ovos eclodem após 12 ou 14 dias e os filhotes abandonam o ninho com 11 a 14 dias de vida. O interior da boca dos filhotes é amarelo-laranja.
Hábitos
Passa seu tempo quase que exclusivamente nas matas, onde prefere os galhos baixos das copas das árvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário