Cardeal-do-nordeste
O cardeal-do-nordeste é uma ave passeriforme da família Thraupidae. É conhecido também como galo-da-campina, cabeça-de-fita e cabeça-vermelha.
Características
Mede cerca de 17,2 centímetros. Plumagem de cabeça vermelha, curta e ereta, sobretudo na nuca do macho. Partes superiores cinzentas exceto o dorso anterior que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, o que dá ao conjunto um aspecto escamoso de negro e branco. Dorso posterior e coberteiras superiores das asas manchadas de negro; maxila anegrada, mandíbula cinzento-clara.
Não há dimorfismo sexual. O jovem apresenta as partes superiores pardo-anegradas e garganta ferrugínea.
Alimentação
Predominantemente granívora com adaptação para consumo de sementes muito amargas em padrões humanos e frutas da região Nordeste, Exemplo: Seriguela (Spondias purpurea) e Caju (Anacardium occidentale). Esmagam a semente. Semente preferida= gramínea. Temporária e ocasionalmente se tornam insetívoros.
Para comer, anda e saltita catando sementes no próprio colmo do solo. Aprende a comer em comedouros artificiais e pode se tornar muito dócil quando acostumada.
Reprodução
Durante a reprodução vivem estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território, defendido pelo macho.Atinge a maturidade sexual aos 10 meses. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada; na região da caatinga nordestina só se reproduz uma única vez no ano, que é exatamente no periodo chuvoso. Os filhotes nascem após 13 dias.
Costuma cantar logo ao alvorecer, fazendo verdadeiras alvoradas matinais, embora este comportamento só seja observando durante o período reprodutivo
Hábitos
Habita mata baixa rala e bem ensolarada (caatinga); beira de rios(cerrado). Um dos pássaros mais típicos do interior do Nordeste do Brasil.
Algumas Notas
- É uma das espécies que mais paga pesado tributo ao comércio ilegal de aves silvestres.
- Foi introduzida no Sudeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário