sábado, 29 de março de 2014

Tesourinha-da-mata




compartilhem para ajudar o blog


Tesourinha-da-mata

A tesourinha-da-mata é uma ave passeriforme da família Cotingidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: Phibalura = nome francês para este pássaro dado por Viellot(1816), com origem provável no (grego) phibalös = delgado; e do (grego) oura = cauda; e do (latim) flavus = amarelo; e rostris = bico; flavirostris = bico amarelo ⇒ Pássaro com cauda delgada e bico amarelo.

Características

O macho da Tesourinha-da-mata possui a cabeça escura com um píleo vermelho envolto por penas na cor lilás. Os olhos são negros envoltos por uma pele de coloração rosada intenso, bico de cor pálida e clara e garganta na cor laranja ou ferrugem. A parte superior do peito apresenta um lindo escudo barrado preto e branco. O ventre e o crisso são de coloração branco amarelado e apresentando algumas manchas escuras no ventre. As asas são azuis escuras e o manto amarelo manchado de azul, coloração que cobre também o uropígio. A cauda característica desta ave apresenta as retrizes externas na cor azul escuro, são alongadas e bifurcadas, com o formato de tesoura que dá o nome comum a esta espécie. As pernas são rosadas.
Esta espécie apresenta um leve dimorfismo sexual. As fêmeas são semelhantes, mas com a coloração menos intensa, e menos contrastante no geral. A cauda da fêmea também é mais curta que a do indivíduo do sexo masculino.

tesourinha-da-mata macho

tesourinha-da-mata fêmea

tesourinha-da-mata jovem

Subespécies

Possui duas subespécies:
  • Phibalura flavirostris flavirostris (Vieillot, 1816) - ocorre no Sudeste do Brasil do estado de Goiás até o Leste do Paraguai e no Nordeste da Argentina;
  • Phibalura flavirostris boliviana (Chapman, 1930) - ocorre nos sopés das montanhas do Oeste da Bolívia, na região de La Paz.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos frutos do mato e de insetos voadores. Aprecia particularmente os frutos da erva de passarinho.

tesourinha-da-mata se alimentando

Reprodução

Faz o ninho em pequenas colônias, em árvores separadas mas próximas uma da outra (menos de 100 m). Parecem não ter preferência para tipo de árvore, já foram vistos ninhos em araucaria, pinho bravo e até em arvore baixa, seca. O ninho é feito exclusivamente de um musgo seco, naturalmente presente nos galhos e troncos. Por isso é difícil identificar o ninho. Nem sempre o ninho fica nas alturas, já foi encontrado um ninho a 3 m do chão. Por ninho são criados um ou dois filhotes. Os pais cuidam dos filhotes se revezando, um cuidando do ninho ou simplesmente vigiando a alguns metros (quando os filhotes têm a partir de 10 dias) quando o outro busca comida. Desde os primeiros dias os filhotes são alimentados com insetos, larvas e pequenos frutos do mato (como frutos de hera e de erva de passarinho). Os filhotes saem do ninho muito imaturos, bem menores que os pais e com plumagem curta, de coloração preto e branco, com pouco amarelo. Precisam ainda da ajuda dos pais durante certo tempo.

Casal de tesourinha-da-mata

Ninho de tesourinha-da-mata

Ovo de tesourinha-da-mata

Hábitos

Fora da época da reprodução, anda em bando. Tem registro de um bando de 8 indivíduos (Pousada 3 Pinheiros em Campos do Jordão).

Bando de tesourinha-da-mata

Distribuição Geográfica


  Ocorrências registradas no WikiAves
No Brasil ocorre no Sul da Bahia, região Sudeste (se estendendo até o Triangulo Mineiro), Leste da região Sul, todo o estado do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul.

Referências

  • O preenchimento desta página foi elaborado por Francisco Kallen
  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.

Galeria de Fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas