domingo, 10 de novembro de 2013

SARACURA


Saracura-do-mato

A saracura-do-mato é uma ave gruiforme da família Rallidae. Também conhecida como siricoia, saracura e saracura-do-brejo.
Aramides - do gênero Aramus (Carão) + ide, do grego = semelhante, parecido; saracura - palavra Tupi para esta espécie.

Características

A saracura-do-mato se distingue de outras saracuras, tendo a cor azul-acinzentada em seu ventre, bem como em sua cabeça e pescoço. o macho é pouco menor que a fêmea .

Alimentação

As desovas são avidamente consumidas por saracuras, conforme observado na espécie saracura-do-mato (Aramides saracura), que se alimenta dos ovos da perereca Filomedusa (Phyllomedusa distincta).

Reprodução

Os ninhos são escondidos, colocados em geral em árvores de média altura, suportados por ma forquilha ou em alguma ramificação e abriga um número muito variável de ovos: 1 a 14. A cor dos ovos pode ser branca ou amarronzada, mas também avermelhada, marrom-acinzentada, na maioria das vezes pintadas com manchas escuras, o que facilita sua camuflagem. São incubados pelos machos e fêmeas, que se revezam nesta atividade por 15 a 30 dias. Os filhotes são cobertos por espessa penugem e ao cabo de 8 semanas se tornam independentes.

Hábitos

É encontrado em florestas e matas, preferindo as áreas pantanosas e alagadiças e geralmente é difícil de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas