segunda-feira, 18 de novembro de 2013

TUCANO DE BICO PRETO


Tucano-de-bico-preto

O tucano-de-bico-preto é um piciforme da família Ramphastidae. Conhecido também como canjo (Mato Grosso), tucano-de-peito-amarelo e tucano-pacova.
Ramphastos vitellinus é subdividido em 3 subespécies, sendo elas:
  • Ramphastos vitellinus ariel
Esta subespécie tem como característica morfológica a cor amarelo no bico e vermelho no contorno dos olhos.
  • Ramphastos vitellinus vitellinus
Esta subespécie tem como característica morfológica bico preto com faixa basal azul; pele nua em volta dos olhos azul; íris marrom; lado dorsal, barriga e cauda pretos; peito branco com grande mancha central laranja-avermelhada; supra e infracaudais vermelhas. Norte do Brasil no lado norte do Rio Amazonas. Habita floresta
  • Ramphastos vitellinus pintoi
Esta subespécie habita o Brasil central (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás). Apresenta o papo branco e a base da mandíbula amarela. Pode ser confundido com Ramphastos tucanus.

Características

Mede cerca de 46 centímetros de comprimento.

Alimentação

Além de frutos, alimenta-se também de insetos (inclusive cupins, no cupinzeiro e em revoada), aranhas e ovos e filhotes de outras aves.

Reprodução

Faz ninho em cavidades de árvores, a cerca de 10 metros do chão. Põe de 2 a 4 ovos e o período de incubação é de 18 dias. A fêmea incuba os ovos sozinha, sendo alimentada pelo macho durante o período.

Hábitos

Comum na copa de florestas úmidas, tanto em seu interior quanto nas bordas, e em capoeiras altas. Vive em bandos de tamanhos variáveis, porém nunca muito grandes. Como os demais tucanos, vários indivíduos dormem juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas