domingo, 1 de novembro de 2015

CANTO DA MARITACA EM JUNDIAI



CANTO DA MARITACA 

COMPARTIHLEM PARA AJUDAR O BLOG

Periquitão-maracanã

O periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus), também conhecido por aratinga-de-bando, é uma ave da ordem Psittaciformes, família Psittacidae. Apresenta outros nomes populares como: araguaí e maritaca (São Paulo e Minas Gerais), araguari, aratinga, arauá-i, aruaí, cravo, guira-juba, maracanã, maracanã-malhada, maricatã (Minas Gerais).
Não é considerada como sendo ameaçada, embora o comércio internacional (tráfico) venha afetando suas populações.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) psittakë = papagaio; e kara = cabeça; e do (grego) leucophthalma, leucophthalmos, leucophtalmus = olho branco; leukos = branco eophthalmos = olho. ⇒ (Ave) com cabeça de papagaio e olho branco.

Características

Possui a cabeça com forma “oval”. Coloração geral verde com os lados da cabeça e pescoço com algumas penas vermelhas, apenas as coberteiras inferiores pequenas da asa são vermelhas, sendo as grandes inferiores amarelas, chamando muito a atenção em voo, região perioftálmica nua e branca, íris laranja, bico cor de chifre clara, pés acinzentados. Tamanho médio 32 centímetros.
Nos jovens as penas vermelhas da cabeça e sob as asas são ausentes, sendo de cor verde.
Quando em bando vocaliza de forma bem característica.

periquitão-maracanã adulto

periquitão-maracanã jovem

Subespécies

Possui três subespécies reconhecidas:
  • Psittacara leucophthalmus leucophthalmus (Statius Muller, 1776) - ocorre da Venezuela, Guianas, Brasil, na Bolívia, no Paraguai, norte da Argentina até o Uruguai;
  • Psittacara leucophthalmus callogenys (Salvadori, 1891) - ocorre no sudeste da Colômbia até o leste do Equador, noroeste do Peru e no extremo norte do Brasil ao sul do Rio Amazonas;
  • Psittacara leucophthalmus nicefori (Meyer de Schauensee, 1946) - conhecido apenas um único exemplar tipo, capturado em Guaicaramo, na fronteira entre Cundinamarca–Meta na região central da Colômbia.
(Clements checklist, 2014).
Fotos das subespécies de Psittacara leucophthalmus
(ssp. leucophthalmus)(ssp. callogenys)(ssp. nicefori)

Psittacara leucophthalmus leucophthalmus

Indivíduos com plumagem lutina

O que é luteinismo?
Luteinismo é a ausência total da melanina, porém presença de pigmentos carotenóides. Portanto a ave apresenta-se geralmente amarela, além de possuir olhos vermelhos.

periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus)

periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus)

periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus)

Indivíduo apresentando cianismo

O cianismo se consiste na perda dos pigmentos carotenoides, que geralmente dão cor amarela, vermelha, laranja, dentre outras. Nesse caso, o indivíduo passa a apresentar apenas a melanina, mostrando cor azul. É mais comum em Psittacidae, devido a possuírem geralmente pigmentos azul e amarelo para formar o verde.

periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus)

periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus)

Alimentação

O periquitão-maracanã se alimenta principalmente de frutos e sementes.

periquitão-maracanã se alimentando

Reprodução

Os casais nidificam isoladamente em ocos de pau, palmeiras de buriti, paredões de pedra, e também embaixo de telhados de edificações humanas, o que ajuda muito na sua ocupação de espaços urbanos. Mantêm-se discretos quando nidificam em habitações, chegando e saindo do ninho silenciosamente e esperando pousados em árvores até que possam voar para o ninho sem serem percebidos. Como a maior parte dos psitacídeos, não coletam materiais para a construção do ninho, colocando e chocando os ovos diretamente sobre o solo do local de nidificação. Quando nidificam em habitações, costumam roer fios e causar curto-circuitos.

Casal de periquitão-maracanã

Ninho de periquitão-maracanã

Ovo de periquitão-maracanã

Filhote de periquitão-maracanã

Hábitos

Habita florestas úmidas, semi-úmidas, pântanos, florestas de galeria e palmares de buriti nas planícies, até 2500 metros. Não frequenta regiões com rios de águas escuras, e em geral encontra-se em terras baixas. Voa em bandos de 5 a 40 indivíduos. Dorme coletivamente em variados lugares.

Bando de periquitão-maracanã

Distribuição Geográfica

Ocorre em quase todo o Brasil, sendo encontrado desde em florestas até cidades. É uma ave adaptável a ambientes alterados pelo homem e em alguns locais pode ser considerada uma espécie sinantrópica. É encontrado a leste dos Andes, estendendo-se até o litoral, e desde a Colômbia e Venezuela até o norte da Argentina e Uruguai, incluindo parte da Amazônia.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:
  • CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
  • del Hoyo, J.; et al., (2014). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
  • Piacentini et al. (2015). Annotated checklist of the birds of Brazil by the Brazilian Ornithological Records Committee / Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 23(2): 91–298.

Galeria de Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas