quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PICA-PAU BRANCO


COMPARTILHEM PARA AJUDAR O BLOG


Pica-pau-branco

O pica-pau-branco é uma ave piciforme da família picidae. Também é conhecido como birro ou cri-cri, sendo estes nomes referentes ao seu canto.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) melas = preto; e herpës = trepador; e do (latim)candidus = branco, branco brilhante. ⇒ Trepador preto e branco ou (pica-pau) preto e branco.

Características

Mede entre 24 a 29 centímetros e pesa entre 98 e 136 gramas.
macho adulto apresenta manto preto. Asas com as penas de voo marrom escuro. As coberteiras são pretas, apresentando leve coloração azul encoberta. A parte inferior das costas é branca. O uropígio é escuro amarronzado mas com a base branca. As penas retrizes exteriores da cauda mostram manchas brancas. As partes inferiores, garganta, peito, ventre e crisso são brancos mas podem apresentar uma coloração branco-creme ligeiramente lavada. Podemos ver uma mancha amarela na parte inferior da barriga, às vezes atingindo até a parte inferior do peito. A coloração das penas na parte inferior das asas é marrom-acinzentado com as coberteiras pretas. A cabeça é branca e apresenta uma faixa loral escura e uma listra preta estreita da parte traseira inferior do olho que se curva para baixo atingindo até a parte superior do manto. Na nuca, algumas penas são mais longas e de coloração amarelo pálido.
O bico é forte, reto e longo com ponta em formato de cinzel. Sua coloração é preta com uma base mais pálida, esverdeada ou esbranquiçada. Os olhos são brancos ou amarelo pálido. Eles são rodeados por um amplo anel periocular de coloração amarelo-dourado. Pernas e pés são acinzentados.
fêmea tem a plumagem semelhante a plumagem do macho, mas ela não tem as penas amarelas na nuca, e a listra preta da cabeça não tão bem definida como no indivíduo do sexo masculino, sendo mais diluída ou embaçada.
juvenil apresenta a coloração um pouco mais marrom escuro do que preto, com a plumagem menos brilhante. As áreas brancas são tingidas de bege, e a mancha amarela na barriga é mais diluída. Os olhos são cinza com anel periocular azulado. O jovem macho tem as penas da cabeça amareladas que se estende desde a nuca até a coroa, enquanto que a jovem fêmea não apresenta a faixa amarela na nuca.

pica-pau-branco macho

pica-pau-branco fêmea

pica-pau-branco jovem

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Alimentam-se de insetos e suas larvas, sementes, frutos e mel. Caçam insetos, especialmente sob a casca. Atacam ninhos de marimbondos e vespas. Nessas ocasiões, é notável como esses insetos voam próximos ao pica-pau, sem atacá-los com seus ferrões. Procuram, avidamente, as larvas nas casas de marimbondo, destruindo-as por completo. Abre ninhos de abelhas indígenas como a irapuá (Trigona spinipes), para deles retirar larvas e adultos, prestando importante serviço aos citricultores pois a irapuá causa prejuízo à produção de cítricos, uma vez que corta com suas mandíbulas os botões florais, impedindo a formação de frutos. Ataca também cupinzeiros arborícolas e vem ao solo para capturar formigas. Além de insetos, alimentam-se de frutos, inclusive plantas cultivadas em pomares, como mamão, laranja, bananas etc. Para contribuição… Presenciei um bando de pica-pau-branco predando um ninho, e levando no bico os ovos de pomba-de-bando… havia briga em torno desse alimento..

pica-pau-branco se alimentando

Reprodução

Para nidificar escava seu ninho em troncos de árvores secas e palmeiras e, às vezes, utiliza uma cavidade natural em rochas, onde põe 3 a 4 ovos brancos e brilhantes. Os filhotes deixam o ninho com aproximadamente 35 a 36 dias. Durante a época do acasalamento realiza voos de exibição.

Casal de pica-pau-branco

Ninho de pica-pau-branco

Filhote de pica-pau-branco

Hábitos

Vive em áreas campestres, pastos, eucaliptais, capoeiras ralas, buritizais, plantações e áreas rurais. Vive também em cidades, parques, jardins, pomares, bordas de brejos arborizados e no Pantanal de Mato Grosso. Encontrado em grupos de 6 a 10 indivíduos, podendo chegar a 20, às vezes associado a outros tipos de aves campestres gregárias como o pica-pau-do-campo, o anu-branco, o anu-preto e o sabiá-do-campo. O grupo todo dorme junto, no oco de uma árvore, às vezes com várias entradas.
Voz: Bem distinta, um agudo “kirr-kirr-kirr” (em vôo); “girrä” (pousado). Gritam constantemente, comunicando-se entre si com um chamado alto e forte, enquanto viajam em longos vôos a grande altura. Tal grito costuma ser a primeira forma de detecção desse pica-pau.

Bando de pica-pau-branco

Distribuição Geográfica

Presente em campos da foz do rio Amazonas e na região de Óbidos, estendendo-se para as regiões campestres de todo o Brasil. Encontrado também no Suriname, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Status de conservação: LC ( IUCN ).

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Galeria de Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas